domingo, 7 de agosto de 2011

Converse.


Até quando a educação ao calar-se é sinal de respeito? Me revoltei com alguns adultos. Achei que talvez a hora de parar de concordar com a cabeça esteja chegando. Será que a sociedade não ensinou erradamente seus filhos dizendo: ele é mais velho que você, respeite-o, concorde, ele sabe o que é melhor pra você, deixe ele falar e escute? Eu acho que respeitar esta com uma nova cara pra mim. Acredito que defender energicamente sua opinião é o melhor a fazer, mesmo que seja contrária aos pensamentos viciados dos mais velhos. Discutir pontos de vista pode ser um meio de respeitar. Muitas vezes os jovens se estragam por não debaterem ideias e ideais com seus antecessores. Por que é melhor deixar ele falar e ficar só ouvindo ao invés de opinar, tomar parte na conversa? Chega de monólogos. Talvez essa seja a parte mais difícil do processo. Ganhar voz. Ganhar voz educadamente para demonstrar respeito à ideia do outro. Porque respeitar não significa ficar calado. Está na hora de dizer que é importante o diálogo, principalmente em casa, perante aos mais velhos. Perante aos avós. E parar de achar que não adianta discutir com os velhos. Porque adianta o aprendizado. Está todo mundo no mundo em constante processo de mudança. De dentro pra fora, de fora pra dentro. Eu acho que a gente tem que concordar quando concorda. E deu. Discordar com cuidado também pode. Pronto, falei.

Um comentário:

  1. Esse é o problema de hoje, falta voz com respeito. Sou da tua opinião, cansei de baixar a cabeça e não falar, não grito, mas faço com que me escutem.

    ResponderExcluir

Diga que eu quero ler...